domingo, 22 de setembro de 2013

ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA SOBRE SARAMAGO

Saramago não é chique.
Saramago é choque.

É ateu:
"O problema não é um Deus que não existe, mas a religião que O proclama!"

É Comunista:
“Sou aquilo que se podia chamar de um comunista hormonal. Da mesma maneira que tenho no corpo, não sei onde, um hormônio que me faz crescer a barba, há outro hormônio que me obriga, mesmo que eu não quisesse, por uma espécie de fatalidade biológica, a ser comunista. É muito simples.”

Em Abril de 1975 participa da montagem do stand do AVANTE jornal do Partido Comunista Português nas comemorações do 1º aniversario da Revolução dos Cravos.

Militante apoiou líderes revolucionários e movimentos armados de libertação como os Zapatistas.

O Memorial do Convento não é uma história de amor entre Blimunda e Baltazar.
É um MANIFESTO de ÓDIO contra a OPRESSÃO de
homensporoutroshomens
e um SUAVE, arfanteQuase,
CANTO de Esper[*]ÂNCIA.

Não é uma história triste
É UMA TRAGÉDIA
Um épico do povo português.
[de todos os povos oprimidos]

"Se queres ser cego, sê-lo-ás."
José SERamigo

"Atraiu-me na história do convento de Mafra o esforço e o SACRIFÍCIO dos milhares de homens e mulheres que trabalharam na construção de monumentos à vaidade de um rei e ao poder da igreja."
José SaramARGO

"Há entre mim e Ricardo Reis uma espécie de fenômeno de atração e repulsão e, por outro lado, admiro-o até no seu próprio comportamento em relação à vida, como se em mim houvesse uma necessidade de distância, o que até parece altamente contraditório com meu EMPENHAMENTO POLÍTICO E MILITANTE - mas o homem é o lugar de todas as contradições."
José SeráMago?

"Não assumirei o Prêmio Nobel como uma 'miss' de beleza que tem que ser exibida em toda parte...não aspiro esses tronos, nem poderia, claro... Mas, se o que tenho vindo a fazer até agora tem tido alguma utilidade para alguém, como voz, como crítica, como análise das circunstâncias, dos fatos, da vida política, da vida social, da situação, em que o mundo está, então assim continuarei a ser. "
José SOLamago

Nenhum comentário:

Postar um comentário