segunda-feira, 29 de julho de 2013

LANDI 300 ANOS, SONHO REALIZADO

A cooperação entre Belém e Bolonha e com a Universidade de Bolonha foi uma iniciativa do então prefeito Edmilson Rodrigues. Com a fundação do Fórum Landi em 2003 passou a ser coordenada por este.
2013, 10 anos do Fórum e, coicidência, a Accademia di Belle Arti di Bologna nos alertou, 300 anos do nascimento de Giussepe Antonio.
Comemorar, sim, como?
Pensamos, realizando um sonho de Landi: CONSTRUIR O ARCO TRIUNFAL QUE PROJETARA JUNTO COM O PALÁCIO DOS GOVERNADORES DO GRÃO-PARÁ.

A obra nunca foi erguida pois o tosco engenheiro-mor das obras da coroa Reinaldo Manoel dos Santos encontrou nela desacordo com a tratadistica arquitetônica. Propõe mudanças q tornam mais custoso o monumento. Landi o humilha em sua erudita resposta. O projeto é engavetado.
A inveja nos privou de sermos a única cidade brasileira com um arco triunfal.

Esboço a grafite do projeto do arco, por Lenzini e Drioli.

Vamos refazê-lo em nossa homenagem para comemorar os 300 anos do nascimento do nosso Santo Antônio Landi.
TODOS NÓS MERECEMOS O CÉU AZUL DA BELÉM TROPIBOLONIZADA.
Esses tristes invejosos.... se eu não dissesse o nome dele ninguém saberia.

Estudo de cores para o projeto do arco de Lenzini e Drioli.

Mas como realizar, a altura, o sonho de seu idealizador?
Foi quando surgiu a oportunidade da parceria com a SECULT.
O Festival de Ópera deste ano homenagearia os 200'anos do nascimento de dois montros sagrados da ópera, Verdi e Wagner nascidos em 1813.
Por que não juntar na mesma festa a comemoração de Landi, afinal a Acadenia Clementina da qual foi aluno, professor e integrante perpétuo se notabilizou na Europa como das mais famosas escolas de Cenografia, para teatro convencional e de rua.
Bastou uma conversa com Paulo Chaves e outra com Gilberto Chaves e a parceria estava se concretizou.
Pietro Lenzini, professor de cenografia e perspectiva da Academia de Belas Artes de Bolonha e seu assistente Giorge Drioli viriam fazer, junto com equipes locais, a cenografia dO TROVADORe montar um "aparato efémero" o ARCO TRIUNFAL DEDICADO POR LANDI À D. JOSÉ I.

Como o sítio oficial do Fórum Landi ainda está em construção, para saber mais sobre o "nosso herói" visite "O Bibiena do Equador"'que fizemos junto com o governo da Região Emilia-Romagna, cuja capital é Bolonha. Aqui.

Para quem quiser conhecer a resposta de Landi ao medíocre Reinaldo Manoel dos Santos, transcrevo um trecho de um artigo q escrevi para o catálogo da exposição "Amazônia e as Modernidades" levada no Centro Cultural Banco do Brasil, no Rio e em BSB em 2012.

"Além deste saber técnico, tem amplo domínio dos tratados, conhece teoria e história da arquitetura e literatura clássica. Exemplo é a discussão que sustenta com Reinaldo Manoel dos Santos sobre elementos arquitetônicos de seu projeto da estátua pedestre de D. João V que deveria construir-se em frente ao Palácio dos Governadores do Pará.

[...] Em quarto lugar como athe o presente se não achou o Autor Antigo ou Moderno que determinasse a proporção que os Plintos devem ter nos Pedestaes ou outras partes de Arquitettura nã so nã approvo ter o soco tres palmos de alto mas antes abbaixeria o vivo do Pedestal três quartos de palmo para totalmete ficar livre da duvida que se me offerece de que o plano em que deve pozar a gloriosa Estatua do Nosso Augustissimo Monarca não seja tam alto que se venhão a perder os lineamentos mais delicados da mesma.
.....
Emquanto a ultima duvida digo que não irei porque os Gregos e os Romanos como tambem muitos Modernos nunca tiverão por costume de usarem de armas como se pode ver em Serlio e outros Auttores. Pois pelas mesmas Estatuas e inscripçõens he que mais claramente se conheção athe o prezente todos aquelles Eroes aos quaes se dedicarão esses felicíssimos Monumentos.[...]"

Souza Viterbo, 1904.

Nenhum comentário:

Postar um comentário