domingo, 16 de junho de 2013

A VALE, o PARÁ, MINAS GERAIS, a PROSTITUTA DE LUXO, FREI ROMÃO e as FREIRINHAS

Em BH para participar do Congresso da Associação das Universidades de Língua Portuguesa, AULP, aproveitei um intervalo para visitar o Museu Memorial de Minas Gerais e o Museu da Mineração de Minas no complexo revitalizado da Praça da Liberdade.
Veio-me a lembrança piada que faz parte do repertório clássico do meu cunhado Emanuel Matos. Ambientada na Itália, como ele faz, para dar mais riqueza ao cenário.
Duas freirinhas estão à beira de uma estrada pedindo carona, é verão, meio dia, sol a pino, finalmente para uma Ferrari, novinha, dirigida por uma mulher belíssima, finíssima, elegantééérrrrima, simpatissiíííma, feliz da vida, para e pergunta para onde vão.

Depois daqueles primeiros minutos cruciais de silêncio, uma das freirinhas para quebrar o gelo fala:
- Que carro chic o seu!
- É uma Ferrari SA Aperta ganhei em uma noite de amor em Monte Carlo.

Depois a outra comenta sobre as jóias.
-Ganhei de um nobre decadente, eram de sua avó, me pagou por serviços geriátricos de animação. Estão usando muito este tipo de terapia, a senhora conhece?
Mais adiante a moça se vira para as freirinhas e pergunta:
- Estou passando perto de casa, vocês se importariam se eu desse uma paradinha rápida para entregar umas comprinhas para a governanta, depois eu sigo...
- Sim, sim, não há problema.
A casa era de cinema, piscina, solário, jardins, orangerie, labirinto. Um mordomo veio abrir o portão, enquanto os empregados retiravam as compras do carro, foi servido uma taça de champanha para aliviar o calor.
Voltaram ao carro, ela explicou:
A casa ganhei de um sheik árabe por um mês, excursionando por aqueles hoteis maravilhosos de Dubai.
Mantenho a casa, com o que recebi de um ex-presidente latino-americano quando o acompanhei, clandestinamente, às Ilhas Seyshelles enquanto, oficialmente, ele passava o revellion com a família.
Não é preciso dizer que a cada revelação...
o espanto das freiras aumentava....
a boca se abria.....
o queixo caía......
Com esta última revelação, irmã Sagrada Face encara irmã Imaculada e desabafa:

E O FREI ROMÃO QUE NOS ENGANA COM AQUELES SANTINHOS!!!
Nós somos as freirinhas, e Minas Gerais a prostituta de luxo que cobra bem pelos seus serviços.
Lá tudo é financiado pela VALE, eles financiaram o novo Centro Administrativo, projeto de Niemeyer e no antigo centro administrativo, a Praça da Liberdade, financiaram um mega projeto de refuncionalização que inclui revitalização da praça, criação do extraordinário Memorial de Minas Gerais e o Museu da Mineração. (Por enquanto).
Além de ser a patrocinadora master do deslumbrante Instituto Inhotim, de diversas iniciativas culturais e acadêmicas da UFMG e do Estado de MG.
O problema não é do frei Romão (VALE) que cava buracos tanto lá como cá.

O problema é que nós somos as simples freirinhas que não sabemos dar valor ao nosso corpitcho....
E nos conformamos com estes santinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário