sábado, 2 de março de 2013

FÓRUM LANDI AGORA SÓ TRABALHA COM GENTE DE MORAL

Quando publiquei o post EM DEFESA DE LANDI: QUEM NÃO SABE É MELHOR CALAR em 3/11 passado, recebi imediatamente esta manifestação de Drioli falando também por Lenzini.
Deixei passar o tempo para esfriar os ânimos.
Agora publico fotos que demontram meus vínculos de amizade com Lenzini e Drioli e outras que comprovam que a concepção do projeto é minha como reconhece Drioli no email acima.

Io penso che il massimo esperto in Brasile dell'intervento pittorico a Casa Rosada è Flavio Nassar che conosce tutto il processo creativo e decisionale riguardante le "allegorie", la condivisione dei punti di vista prospettici che prevedevano l'ingresso del pubblico dalle due porte e non da una sola, (oggi sbarrata), delle numerose citazioni di Landi e non di meno per la copertura degli spunti a cui ci siamo potuti ispirare per ritrarre la fauna e la flora Amazzonica. il sorprendente risultato a mio avviso dipende in larga misura dall'entusiasmo e dalla partecipazione di Flavio Nassar durante tutta la nostra permanenza a Belem e grazie alle sue indicazioni il risultato è andato ben oltre quello che immaginavamo di poter realizzare.
Credo di interpretare parimenti il pensiero di Pietro in quella breve ma intensa permanenza nel Parà con saudade e affetto.

Giorgio Drioli

Eu acho que o maior expert no Brasil da intervenção pictórica Casa Rosada é Flavio Nassar que conhece todo o processo criativo e as decisões sobre "alegorias", a divisão dos pontos de visão perspectiva, que previa a entrada do público através das duas portas e não apenas um, (agora bloqueado), as numerosas citações de Landi e também pelo oferecimento de idéias nas quais podemos nos inspirar para retratar a fauna e flora da Amazônia. O resultado surpreendente, na minha opinião, é altamente dependente do entusiasmo e participação de Flávio Nassar durante toda a estadia em Belém, e graças as suas indicações o resultado foi muito além do que imaginávamos ser capazes de alcançar.
Eu acredito interpretar também o pensamento de Pietro naquela estadia curta, mas intensa no Pará.
Com saudade e carinho.

Giorgio Drioli

As imagens a seguir contam um pouco a história de uma amizade que se desenvolveu com o trabalho e como juntos desenvolvemos nossos trabalhos.

A pareda norte é ornamentada sobretudo com desenhos do repertório tradicional da Academia Clementia, porém já ambientado na natureza Amazônica.

As demais são recobertas com citações de detalhes da obra de Landi em construções existentes em Belém, em outros que não mais exitem como o altar-mor da Catedral e as pinturas de quadratura da capela de Santana em Barcelos.

As torres da Sé

Tem a assinatura escondida

De Landi

O açaizeiro, o céu e o pássaro são do Grão-Pará.

O cortinado da esquerda é da Capela de Santana de Mariuá (Barcelos) a cor é de açaí barbaro e nosso e as colunas torças eram as do altar do Santíssimo da Catedral, demolido na reforma de Dom Antônio de Macedo Costa

E a grande revoda dos urubus rumo ao Ver-o-Peso.

São detalhes que exiguem intimidade com a obra de Landi, com a natureza amazônica e com o ambiente cultural de Belém.

Lenzini em seu estúdio-casa-museu em Faenza. Com a imagem de NSN que lhe peresenteei um ano antes.

Almoçando em Cesena, quando Lenzine fez este desenho mostrando a quase identidade entre os tímpanos da cúpola da igreja dos Agostinianos e das torres da catedral de Belém.

Almoço do Círio em Belém na casa de minha mãe em 2012, preparando projetos para 2013.

Projetos para 2013.
Quem advinha o que é?
Vai ser do arromba.

Projetos agora, só com gente portando atestado de bons antecedentes e de idoneidade moral.

P.S.: Este post esta pronto desde novembro, estava esquecido na "reserva técnica" nunca é tarde para se mostrar a verdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário