domingo, 6 de janeiro de 2013

O NOVO GOVERNO ZENALDO É VELHO

O novo governo municipal só não pode ser acusado de novo,

de inexperiente.

Ele é composto, em parte, por integrantes do mais competente grupo técnico que a burocracia estatal paraense formou. Sua origem remonta ao IDESP, entregue por Aloisio Chaves para Fernando Coutinho Jorge.

Coutinho, récem chegado do ILPES-CEPAL, criou o sistema e a Secretaria Estadual de Planejamento. De lá saíram para a política o próprio Fernando Jorge, depois prefeito de Belém, senador e ministro; Jatene, governador, governador, governador, senador... e um grande número de secretários de estado ou municipais, diretores de estatais. Eu, récem formado, transferi-me do IDESP, canoa a afundar, fui viver esta aventura "cepalina", até ser abduzido pela Alma Mater UFPA.

Se fizerem as contas, tirando o Gutão, o Zenaldo é um dos mais novos da equipe.

Em suma, é o pessoal que entende e fez a máquina estadual e do município de Belém funcionar nos últimos 30 anos.
Se não mudaram o mundo?
Bem, isso aí, já é outro papo...
Mas é fato, que sem essa turma na burocracia estadual ou no município de Belém, vacas costumaram frequentar assiduamente a região brejeira.

Não tem só gente especialista em negócios de Estado, Zenaldo recebeu do andar de cima vários "sobrinhos do Papa",

alguns bem enroladinhos,

que em pontos cardeais vão cuidar de outros negócios...

Resumo da ópera: nada do voluntarismo aventureiro petista, nem do populismo safado de Duciomar profeta renegado do Antigo Testamento pessedebista. Teremos um governo moderado tipo canja de galinha, sem grandes ousadias, a não ser que o governo do estado resolva bater na mesa e fazer a integração do sistema transporte metropolitano e o federal não atrapalhe.
O artigo 317 do Código Penal Brasileiro será magoado dentro dos padrões recomendados pela Organização Mundial de Saúde, que alias já é incorporado ao modus vivendis da cultura nacional.

3 comentários:

  1. Teremos a velharia tecnocrata tucana e seus nepotismos, anos-luz da gabiarra administrativa do governo Duciomar mas mesmo assim incapaz de resgatar nossa Belém.

    ResponderExcluir
  2. A postagem está repercutindo, pelo que vi. O último parágrafo é simplesmente primoroso!

    ResponderExcluir
  3. Que crueldade, cunhad não é parente, já dizia o Brizola, se valia para ele porque não valer para a Rosa Cunha?

    ResponderExcluir