sexta-feira, 12 de outubro de 2012

A MAIS ANTIGA IMAGEM DO CÍRIO

Foi publicada na Revista Puraqué em 1878. Foi no primeiro Círio Civil, realizado sem a autorização do Bispo Dom Antônio de Macedo Costa. A esquerda e abaixo frades dão vaia e botam língua para a procissão. Todos os elementos que contituem o Cirio já podem ser observados: carro dos anjos, carro de Dom Fuas Roupinho, escaler do brigue São João Batista, Berlinda, no centro da gravura, ainda sem a corda.

O antigo carro dos foguetes abolido por "questões de segurança" apesar de nunca ter causado nenhum acidente vem na frente ostentando a bandeira do Império do Brasil. Logo atrás, figura também abolida no de Belém, mas ainda presente no da Vigia, o "Anjo do Brasil" carrega um estandarte.

O micro-filme desta imagem encontra-se no Acervo Vicente Salles da UFPA que foi por mim selecionada quando contratado pelo IPHAN para pesquisar a Iconografia do Círio para o processo de declará-lo Patrimônio da Cultura Brasileira.

Na ocasião li anúncios de fotógrafos anunciandio fotos do Círio deste mesmo ano, seriam o primeiros registros fotográficos do Círio, anda no sec. 19.
Fica o desafio para o Igor do Fragmentos de Belém.

Um comentário:

  1. Certamente, essa deve ser a primeira imagem descendo no dispositivo móvel de um turista ou estudante de escola pública no repositório do Círio do projeto de Realidade Aumentada q vai acontecer dentro do escopo do UFPA 2.0!
    Será o máximo !

    ResponderExcluir