quinta-feira, 18 de outubro de 2012

AINDA SOBRE CYRIOS ALEGRES

“Quando a berlinda de Nossa Senhora se aproxima o povo corre para as calçadas. Passam extensas filas de homens abraçados uns com os outros, em bamboleios, gingando, suarentos e bebidos. Vão descalços, como a maior parte dos devotos. Uns com promessas, muitos por prazer. A multidão puxa a berlinda. Numa promiscuidade e num atabalhoamento, que só a fé justifica. Todos se prosternam. As irmandades continuam rezando, distribuídos em alas. Tão extenso é o Círio que não será exagero em calcular em mais de um quilômetro a distância que medeia de uma outra extremidade do préstito”.

Ernesto Cruz - Belém, aspectos geo-sociais do município (1945)

Vou analisar alguns exertos do texto:
Passam extensas filas de homens abraçados uns com os outros, em bamboleios, gingando, suarentos e bebidos.
Pelo que me parece Ernesto Cruz descreve a Marujada que segundo outros relatos era um dos espetáculos mais imprecionantes do Círio. Tradicional padroeira dos homens do mar, estes compareciam em peso à festa e sempre em torno das simulações de barcos, ou mesmo canoas que portavam à cabeça e animados por bebidas que possuem espírito simulavam com "bamboleios e gingados" o movimento das águas revoltas.
Na imagem acima é possivel ver um destes barcos cercados de homens vestidos de marinheiros, é uma versão lite daquela "barbara" descrita por Cruz, que foram logo sumariamente exterminados pelas reformas de D. Irineu Jofily.

Vão descalços, como a maior parte dos devotos.
O habito de acompanhar descalço parece cada vez mais restrito apenas aos puxadores da corda.

Uns com promessas, muitos por prazer.
Atenção: UNS por promessa; MUITOS POR PRAZER. Veja-se aí acentuada a dimensão da FESTA, DO ÓCIO, POR ALEGRIA, POR MERO PRAZER.
Prazer de encontrar sua identidade como um conjunto de pessoas que tem algo em comum, alguma coisa que os une, que compartilham.

Numa promiscuidade e num atabalhoamento, que só a fé justifica.
Esse dai eu confesso que não entendi.
Fé justificando a promiscuidade?

Oba!!!!
Homens de muita fé vamos todos para o Bataclã!!!

Esta preciosidade esta no Blog Fragmentos de Belém do Geologo Igor Lima que além de procurar petróleo no fundo do mar encontra raridades incríveis nas camadas profundas da internet, vale apena passar por aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário