sábado, 29 de setembro de 2012

OS EPITÁFIOS DE BOCAGE

Para quem não sabe, epitáfio é: Inscrição feita em lápide, em pedra tumular, confira no iDicionário Aulete
Tem gente que ainda em vida escreve uma mensagem que sintetise sua vida.

São famosos os que o poeta Manuel Maria Barbosa du Bocage deixou entre seus poemas.

"Aqui dorme Bocage, o putanheiro;
Passou vida folgada, e milagrosa;
Comeu, bebeu, fodeu sem ter dinheiro".

Quem quiser ler todo o soneto aqui.

Ou esta outra versão, mais calma.

“Já Bocage não sou!…
À cova escura
Meu estro vai parar desfeito em vento…
Eu aos céus ultrajei! O meu tormento
Leve me torne sempre a terra dura.

De fato passou vida folgada e milagrosa frequentado os Cafés da Baixa de Lisboa é famoso este episódio acontecido quando saía do famoso Café Nicola, hoje uma rede espalhada nas prinipais cidades de Portugal, conta-se que barrado por um policial que lhe perguntou:
Quem és, de onde vens e para onde vás?
Ao que respondeu:
"Eu sou o poeta Manuel Maria du Bocage
Venho do Café Nicola
Vou p’ro outro mundo
Se me disparas a pistola”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário