sexta-feira, 13 de julho de 2012

Ufpa 5.5

O segundo episódio da primeira jornada do Decameron conta a história de um negociante de Paris, Giannotto de Civigni, que percebendo as virtudes de Abraão, um amigo judeu, e sem quer vê-lo condenado por "defeito de fé" quer convertê-lo ao Cristianismo.
Depois de muita insistência, Abraão diz que se tornará cristão depois de ir a Roma para ver como vivia o "representante de Cristo".
Giannotto se desespera e tenta disuadí-lo, pois pensava: - Se ele vir o que acontece na corte papal não se converterá jamais.
Abraão foi.

Ao retornar relata:
- Não vi em Roma nenhuma santidade, devoção, caridade ou exemplo de vida: só luxúria, avareza, gula, fraude, inveja, soberba e coisas iguais ou ainda piores. Pelo que vi, o vosso Pastor e seus auxiliares se ocupam mais em acabar com a religião cristã do que sustentá-la como deveriam.
Não conseguem o que parecem procurar, pois, não obstante eles, a vossa religião cresce e se torna sempre mais luminosa, o que demonstra que o Espirito Santo é o seu fundamento.
Quero ser batizado!

Não sendo místico ou metafísico, uso o relato apenas para comparar com a trajetória da UFPA, nossa História é rica em futricas, inveja, mesquinharia, derrubações, comuns quando tantos EGOs têm que conviver num mesmo pequeno espaço. No entanto aqui, parece que as chuvas tropicais fizeram-na crescer mais e mais exuberantes.*

E a despeito disso, somos a maior e melhor intituição de Ensino e Pesquisa situada na linha do Equador.
Hoje temos inteligência em todos os campos do conhecimento, em uns mais em outros menos, mas temos.

Coisas tão elevadas e complexas em campos extremos do saber.
Filosofias, Literaturas, Matemáticas, a mais abstrata viagem do homem.

Pesquisa mineral e de petróleo, Biotecnologia, Nerociências, Biofármacos.

Sabemos fazer Música Sinfônica, complexa ocidental sofisticação de luxo e sons e fazemos sequenciamento genético. Manipulamos energia, ente fugidio, transitório, passageiro, que junto com o tempo formam a substância do Universo e do nosso universo interior.
A Engenharia de Alimentos está trazendo a Floresta para a nossa mesa.

Estamos próximos de patentear um produto revolucionário, será mais uma contribuição para a Humanidade, assim como é preservar o Acervo Vicente Salles, com partituras de Lundus, gravações de Carimbó, coleções de Literatura de Cordel e de desenhos de caricatura política.

A Cultura Humana em seu perpetuo desafio de nos entender e de decifrar o Universo é maior que todas as nossas mesquinharias.

Viva a nossa Alma Mater cinquentona!
Viva a nossa velha-infanta, coroa e curica, mais generosa do que justa!

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

* Meu caso com a UFPA começou em 1972, quando fiz vestibular para Arquitetura. Ela era uma garota de 15 anos, de lá pra cá são 40 anos de convivência, conheço-a intimamente, inclusive andei cascavilhando estes seus primeiros verdes 15 anos.
Em breve vou disponibilizar no repositório da UFPA 2.0 as muitas horas de entrevistas com os principais atores desta história anterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário