sexta-feira, 18 de maio de 2012

Queima de Arquivo

A queima de arquivo que ameaça acontecer não é em sentido figurado.
É a possibilidade REAL de uma queima de documentos, únicos da História Universal, que estão guardados no Arquivo Público do Pará.
Segundo Ethel Valentina Soares por pouco, pouco, muito pouco mesmo a tragédia não aconteceu na madrugada de 18/05. Um curto circuito ...
Veja a denúncia que Ethel, funcionaria do Arquivo e presidente da Associação dos Amigos do Arquivo Público do Pará, ARQPEP , postou no seu Face.

O edifício do atual Arquivo Público do Pará, em ilustração de Leone Righini, gravada por Carlos Wiegandt (ca. 1867).

Aos historiadores de plantão.
O Arquivo Público do Estado do Pará está cada vez correndo maior perigo.
Esta madrugada ocorreu um curto circuito em virtude de sua fiação ser tão histórica quanto sua documentação e por muito pouco não pegou fogo. Sai governo, entra governo e nada é feito para que o Arquivo tenha um pouco mas de atenção, respeito e ser valorizada como um lugar onde é guardada a memória de um estado, de um país.
Onde estão os historiadores que reclamaram de uma ação que era a preservação de uma documentação, Período Colonial, que estava correndo perigo de acabar e que foi preciso a Associação doa Amigos do Arquivo Público através de um projeto conseguiu verba para que fosse restaurada e digitalizada?
Acaso esses mesmos historiadores não tem palavras quando se trata da segurança de todo um acervo?
Por quanto tempo vamos esperar para que uma tragédia venha acontecer para que tenham alguma reação diante da sociedade?
Depois do acontecido serão apenas palavras perdidas, fogos de artifícios. Vários Memorandos foram enviados a secretaria a qual o Arquivo pertence para que seja feito algo, NADA FOI FEITO, SEMPRE COM PROMESSAS E PROMESSAS E, MAS PROMESSAS.
É preciso tomar uma atitude e se nós funcionários públicos que trabalham no Arquivo Público do Estado não tem nenhuma força diante deste governo quem sabe ELEITORES não conseguem alguma coisa.
Documento é a base de tudo, é a comprovação de uma existência. Onde vocês acham que começa um ato legal, ou a construção de um governo, ou um prédio que tantos SÓ se preocupam em conservar, ou um acontecimento importante? È no papel, e no documento...
Tenho que ressaltar que o Diretor do Arquivo Público tem tentado chamar a atenção para todos os problemas existentes no Arquivo, mas a insensibilidade de nossos gestores, nada é realizado. Para mim já está chegando à incompetência.
Se Alguém tem medo de falar algo eu não tenho. Vamos lá gente vamos pressionar vamos fazer algo ou quatrocentos anos de historia vão virar cinza.
Ethel Valentina Soares – Funcionária Publica lotada no Arquivo Público do Estado do Pará - Matricula 57207900-1

O testo que estou mandando está em meu Faceboock.

Um comentário:

  1. Caro Professoar, agradeço por seu apoio. Precisamos que as pessoas tenham a real situação em que se encontra o Arquivo. A nossa Associação é nosso maior apoio. Venha conhcer o trabalho que estamos realizando com verba de projetos que conseguimos aprovar. Será um prazer sua visita. Ethel Valentina

    ResponderExcluir