sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Roubo de azulejos, repercussão nacional

ARTUR VITOR IANNINI, veja no FacebookProfessor de Geografia (aposentado), especialista em Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico e Paisagístico Brasileiro, possui um acervo de mais de 8.000 slides, "posters", fotografias, principalmente, sobre as áreas acima citadas, que foram utilizadas durante toda a minha vida no magistério (38 anos), em Belo Horizonte- MG.
Seu trabalho de preservação cultural pode ser visto, analisado e comentado em 1564 fotos, através de 43 álbuns, com textos explicativos em Inglês e Português. (Algum site oficial é bilingue?)
De Belém foram 6 álbuns focalizando os seguintes assuntos: a Catedral, o Museu de Arte Sacra, a Igreja de Santo Alexandre, o Palacete Bibi Costa, a Praça Batista Campos, o Museu Histórico do Estado do Pará-MHEP. 
Acesse: www.flickr.com/photos/arturiannini

Conheça algumas de suas fotos e seus comentários, que ao reproduzí-los não significa concordar inteiramente com eles.





Após o susto dos danos culturais em janeiro passado, no Palacete Victor Maria da Silva, Belém acorda com a notícia de que em18-02-12, a Galeria Kamara Kó, no Bairro da Campina teve raros azulejos de sua fachada furtada, e também, foram divulgados novos casos dessas graves e tristes ocorrências em outras edificações da capital do Pará. 
É mais um trágico episódio cultural da cidade, de corar de vergonha todo o Setor Cultural, o MPE, o MPF,PGE, o IPHAN, a SECULT, a Prefeitura Municipal, o Judiciário, e até a PM e mais outros “responsáveis” pelo zelo do riquíssimo Patrimônio Cultural de Belém!
Se continuarem a acabar com tudo de valioso, histórico, artístico e ambiental da cidade, o que os turistas, visitantes e estudiosos virão apreciar? – certamente, não serão o calor desesperador, o trânsito péssimo, ruínas de prédios, placas escondendo os casarões, horrorosa fiação elétrica e telefônica, violência, favelas, lixo nas ruas, o urububódromo e mal cheiro do Mercado do Ver-o Peso e adjacências… 






DEVIDO AOS ÚLTIMOS ACONTECIMENTOS, PERGUNTAR NÃO OFENDE: 
1- Por que a Polícia Militar Estadual não identifica essas quadrilhas de roubos de azulejos e seus compradores, pois todos estão fora da lei? - Se não conseguem, peçam a ajuda e providências da Polícia Federal, pois esses bens históricos e artísticos são declarados de importância e valor nacional pelo IPHAN.
2- E a Guarda Municipal de Belém, continúa guardando o que, do nosso Patrimônio Histórico, Artístico e Público? 
3- Por que a Justiça continúa lenta e não consegue fazer esses maus elementos sentirem o peso das leis? (é só prender e mandar soltar para continuarem a fazer suas trapaças?). 
4- O que fazem o IPHAN (Órgão Preservacionista Federal), SECULT (Estadual), PREFEITURA MUNICIPAL (através da FUMBEL, Meio Ambiente, Urbanismo), que só chegam depois que tudo caiu, foi roubado e comercializado? 
Belém não pode perder mais nada, absolutamente nada, do seu valioso e único patrimônio histórico, artístico e arquitetônico, que a distingue de outras capitais e cidades brasileiras! 
ARTUR VITOR IANNINI
Email: arturiannini@yahoo.com.br





2 comentários:

  1. Há pessoas em Belém que se orgulham de ter coleção de azulejos,expõem em sua casas sem o menor pejo.
    Fátima Viana Turenko

    ResponderExcluir
  2. Há pessoas em Belém que se orgulham de suas coleções de azulejos e as exibem sem o menor pejo.
    Fátima Viana Turenko

    ResponderExcluir