sexta-feira, 8 de julho de 2011

Adeus Billy Blanco

Morreu nesta madrugada no Rio de Janeiro onde residia há décadas o compositor paraense Billy Blanco.
Fez sucesso na Bossa Nova tendo feito parcerias com os principais desta corrente.
Alguns o consideram precursor do movimento bossanovista.
"Atraído pela música desde criança, quando começou a compor tinha cuidado ao escrever seus sambas, com letras elaboradas, assuntos e composições das canções. Nos anos 1940, quando cursava o segundo ano de Engenharia, foi para São Paulo, para fazer o curso de Arquitetura, ingressou no Mackenzie College em 1946. Foi para o Rio de Janeiro, e estudou na Faculdade de Arquitetura e Belas Artes, em 1948. Graduou-se em 1950 em Arquitetura.
Tem um estilo próprio, descrevendo os acontecimentos a sua volta, com humor ou no gênero de exaltação, falando de amor e das desilusões; onde seu samba sincopado, que fugia da cadência vigente do estilo, passou a chamar a atenção dos cantores da época. Sua primeira composição foi "Pra Variar", em 1951. Nos anos 1950 e 1960 seus sucessos foram gravados por Dick Farney, Lúcio Alves, João Gilberto, Dolores Duran, Sílvio Caldas, Nora Ney, Jamelão, Elizeth Cardoso, Dóris Monteiro, Os Cariocas, Pery Ribeiro, Miltinho, Elis Regina e Hebe Camargo. Seu primeiro sucesso foi "Estatutos da Gafieira", na voz de Inesita Barroso, em gravação da RCA Victor de 1954". Mais aqui.
Em Belém deixa muitos sobrinhos como a amiga Elna Trindade.

Um comentário:

  1. Flavio,
    Poxa, lamentavel...! O Billy Blanco foi colega e amigo de meu pai no Colegio Mackenzie, aqui em SAMPA, e ontem por coincidencia passei pela porta do Colegio.E no ano passado encontrei-o almocando com a familia no RJ, com sua endumentaria branca... Manda um beijo na amiga Elna.
    OdeO

    ResponderExcluir