quinta-feira, 9 de junho de 2011

A Disneylândia do século XVIII

Assim como hoje as crianças vão à Disneylândia fazer compras, comer, se divertir e conhecer o que há de mais moderno no presente e os caminhos do futuro, no século 18 as famílias abastadas da Alemanha e de outros países do Norte da Europa, mandavam seus filhos conhecer o passado, a cultura clássica da Itália. Foi assim com Goethe, que sendo de uma família muito rica, ainda teve recursos para contratar seu amigo o pintor Tischbein, para registrar os melhores momentos da viagem, como no famoso quadro que retrata Goethe na campanha italiana, cercado de elementos clássicos.

(Hoje nossos rebentos voltam com fotos grotescas ou abraçados ao Mikey ou Tio Patinhas).

Os diários da viagem de Goethe foram publicados como Diários da Itália 1786-1788, um dos livros mais interessantes que já li.
(Tudo sobre as viagens de nossos filhotes está no Facebook ou nos 140 caracteres do Twitter).
Em Março de 1787, Goethe estava em Nápoles, e, foi convidado para jantar na casa do príncipe de Satriano, onde testemunhou um diálogo sobre o trabalho dos legisladores. Dizia a princesa: - Se vocês fazem novas leis, obrigam-nos ao esforço de imaginar outra vez um meio de transgredi-las; as velhas, já sabemos como.
É impressionante como a safadeza não tem tempo, lugar ou oportunidade.
(Nada destas coisas, que demonstram as contradições dos nossos tempos, é revelado aos nossos babys)

Nenhum comentário:

Postar um comentário