sexta-feira, 15 de abril de 2011

Pará perde Hélio Gueiros


Pra mim a sua maior virtude era o bom humor.
O Dr. Hélio tinha a sabedoria de não se levar a sério, uma virtude bíblica, por isso era bem humorado.
As pessoas mais chatas que conheço, são as que se levam a sério, são empavonadas e transbordam empáfia.
Sua coluna no Diario do Pará beirava o Anárquico, eu adorava os P.S's do qual sou pobre imitador e as tais conversas na Assembleia Paraense.
À profa. Terezinha, companheira nas lutas por uma UFPA democrática, meus sentimentos.

P.S: Usei anárquico com letra maiúscula para deixar claro que estou me referindo à filosofia Anarquista.

3 comentários:

  1. Tens razão, Flávio. Hélio Gueiros era assim mesmo. Que descanse em paz. Pêsames à Profa. Terezinha que, segundo soube, estaria aqui em S. Paulo fazendo exames. Parece que não está bem de saúde tbém.
    há 2 horas · Curtir

    ResponderExcluir
  2. José Gumercindo escreveu: "Olá, Flávio!!! Li consternado a nota de facecimento de Hélio Gueiros. Aproveito teu espaço e transmito nossa solidariedade aos familiares. Sem dúvida, trata-se de um cidadão que aproveitou o seio da família, as vias urbanas e todos os meios de comunicação para mostrar suas atitudes. Jornalista pitoresco, crítico tenaz e político autêntico do café das esquinas, do primeiro ao último gole nos bares, intrépido falante dos palanques, babão de microfones disponíveis e campeão do anedotário paraense, cujo magnetismo provocava suspiro e suspense nos espectadores e ouvintes de sua palavra cordata, certeira, contundente, contemporânea que, sem sombra de dúvida, cativava até seus rivais opositores. Mestre genuino da agregação política. Imagina que até a turma do PT chegou ser seu Xerimbabo, mas ele sempre com um pé atrás, dizia: "ME ENGANA QUE EU GOSTO". Deus guarde para ti um cantinho e uma tribuna de acapu no Paraiso, HÉLIO GUEIROS!!! …Um brinde à vida nova mais perto de Deus. …Por aqui vou me ajeitando com uma lamparina de querozene. Tucurui já não produz energia para nós, Belo Monte está em detonação e as cabeceiras do Tapajós vão iluminar o Amazonas. Ciau que já vou aparar água da chuva para meu girau. …

    ResponderExcluir
  3. Conheci o Dr. Hélio anos atrás, na casa do Dr. Henry Kayath. Fomos apresentrados e tive o privilégio de passar algumas horas conversando e bebendo um scotch com uma pessoa de grande inteligência e humor. Paz à sua alma.
    -Paulo Reski

    ResponderExcluir