quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Quem disse isso?

"Este frenesi de cortes de impostos vem, incrivelmente, depois de três décadas de um regime tributário de elite nos EUA, que favoreceu os ricos e poderosos. Desde que Ronald Reagan assumiu a presidência em 1981, o sistema orçamentário dos Estados Unidos se orientou para apoiar a acumulação de uma imensa riqueza no topo da pirâmide da distribuição de renda. Surpreendentemente, o 1% mais rico dos lares estadunidenses tem agora um valor mais alto que o dos 90% que estão abaixo. A receita anual dos 12 mil lares mais ricos é maior que o dos 24 milhões de lares mais pobres.
O resultado é um paradoxo perigoso. O déficit orçamentário dos EUA é enorme e insustentável. Os pobres são espremidos pelos cortes nos programas sociais e um mercado de trabalho fraco. Um em cada oito estadunidenses depende de cartões de alimentação para comer. No entanto, apesar deste quadro, um partido político quer acabar com as receitas tributárias por completo, e o outro se vê arrastado facilmente, contra seus melhores instintos, na tentativa de manter contentes seus contribuintes ricos."

Você sabe quem disse isto?
Será que foi o Hugo Chavez, ou o Michael Moore, ou quem sabe o Noan Chomski?

Acertou quem disse: Jeffrey Sachs que é professor de Economia e Diretor do Earth Institute da Universidade de Columbia. Também é assessor especial do secretário geral das Nações Unidas sobre as Metas de Desenvolvimento do Milênio.
Quem quiser ler todo o artigo, clique aqui.

Um comentário:

  1. Caro Flávio
    Quero apenas deixar o endereço em que é possível ler os artigos do Paul Craig Roberts e ver como anda a economia dos EUA pela ótica de um economista clássico:
    http://www.rebelion.org/mostrar.php?tipo=5&id=Paul%20Craig%20Roberts&inicio=0
    E antes que esqueça, duvido que o Khadafi caia. A sua base de apoio é muito superior às forças imperiais e mercenárias que agem contra ele. Há situações em que a democracia é tão boa quanto a pirita, o ouro dos tolos.E é o que os EUA e cúmplices vendem para o mundo todo.

    ResponderExcluir