quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Presidente ou ditador: sejamos democráticos, tratamento igual para todos

Numa pesquisa nas páginas eletrônicas dos grandes jornais brasileiros, para períodos anteriores às manifestações populares na Tunísia e Egito,  os governantes destes países eram sempre tratados de presidentes.
Agora, que eles esta sendo derrubados por revoluções democráticas e populares eles começam a ser tratados de ditadores.
Isso se verifica também no jornalismo da TV Globo.
Para entender melhor leia o que diz Igor Fuser, ex-jornalista da Folha de São Paulo, doutorando em Ciência Política na USP, professor na Faculdade Cásper Líbero, no artigo Surpresa: a Tunísia era uma ditadura:
"A mídia silenciou sobre o despotismo na Tunísia porque se tratava de um regime servil aos interesses políticos e econômicos dos EUA. O ditador Ben Ali nunca foi repreendido por violações aos direitos humanos e, mesmo quando ordenou que suas forças repressivas abrissem fogo contra manifestantes desarmados, matando dezenas de jovens, o presidente estadunidense Barack Obama e sua secretária de Estado, Hillary Clinton, permaneceram em silêncio. Não abriram a boca nem mesmo para tentar conter o massacre. Só se manifestaram depois que Ben Ali fugiu do país, como um rato, carregando na bagagem mais de uma tonelada de ouro.
O caso da Tunísia não é o único na região.
No vizinho Egito, outro regime vassalo dos EUA, Hosni Mubarak governa ditatorialmente desde 1981. Suas prisões estão lotadas de opositores políticos e as eleições ocorrem em meio à fraude e à violência, o que garante ao governo quase todas as cadeiras parlamentares. Mas o que importa, para o "Ocidente", é o apoio da ditadura egípcia às posições estadunidenses no Oriente Médio, em especial sua conivência com o expansionismo israelense.
Por isso, a ausência de democracia em países como a Tunísia e o Egito nunca recebe a atenção da mídia convencional, ao contrário da condenação sistemática de regimes autoritários não-alinhados com os EUA, como o Irã e o Zimbábue. É sempre assim: dois pesos, duas medidas."
Faça o mesmo para Chavez, mesmo sem ser simpatizante do Venezuelano. O resultado vai ser um pouco mais dividido. Na rede Globo o mauricinho Bonner no Jornal Nacional, o trata de ditador, a turma do Jornal das 10 chama de presidente depois que a última eleição foi considerada limpa pela comissão internacional que a acompanhou, tanto que todos esses jornalões comemoraram o fato dele ter perdido a maioria absoluta que tinha no parlamento.

Um comentário:

  1. E o que dizer de Lula que em 2003 elogiou o ditador egípcio? Disse inclusive que ele era um grande homem preocupado com o desenvolvimento social do Egito?

    ResponderExcluir