quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Edilza Fontes ajuda a recuperar a memória do DCE da UFPA

A Profa. Edilza Fontes identificou em seu Blog os integrantes do Movimento estudantil que apoiavam Humberto Cunha na eleição de 1982.

Comentou Edilza:

O professor Flávio Nassar postou esta imagem em seu blog, e agora, no feriado, com mais tempo, vou fazer  que ele me pede, aliás o arquivo do professor Nassar, dos anos 80 na UFPA, é de primeira qualidade.
Sobre a identificação, vou tentar lembrar de todos.
Em cima, na primeira fileira, da esquerda para direita: 
Era o presidente do centro acadêmico de elétrica, o Coral, hoje ele é engenheiro da  ALBRAS e foi fundador da Associação dos trabalhadores da ALBRAS/ALUNORTE no inicio dos anos 90 - era da caminhando, Raul Meireles - estudante de Geologia, no ano da foto, era presidente do DCE e depois vereador do PT -  era da Caminhando, Epifanio - diretor do Centro Academico de Ciências Sociais, hoje é funcionário da Universidade de Tocantins, Jader Barbalho - candidato ao governo em 1982, Itair Silva - Advogado trabalhista e candidato ao senado no mesmo ano, pelo PMDB, Amaury Dantas - era diretor do DCE, não era da Caminhando, era da pastoral universitária, hoje é medico e professor do NPI, foi secretário de saúde no governo Edmilson, Edilza Fontes- tinha acabado de me forma na universidade em 1982 e tinha sido presidente do DCE eleita diretamente em 1981 .
Segunda fileira, da esquerda para direita:
Aroldo - Estudante de Medicina - era do diretor do Diretório de Medicina, Rômulo Paes de Souza - estudante de Medicina e hoje professor doutor da UFMG, foi o primeiro marido da governadora Ana Júlia e pai de seu filho Júlio Carepa (Rômulo é uma mente brilhante) - era da Caminhando, Walmir Bispo Santos - estudante de medicina, que depois trocou de curso e foi fazer História, foi presidente do DCE, presidente da UNE e hoje é diretor do Curro Velho - era da Caminhando, Sérgio Carneiro - Médico, foi presidente do DCE, foi presidente da UNE, Alexandrina Moreira - Jornalista, foi diretora do DCE e do Centro Acadêmico de Jornalismo - era da Caminhando.
Terceira fileira, da esquerda para direita:
Gerson Dumont - do centro Acadêmico de Ciências Sociais, hoje é funcionário da Câmara Municipal de Belém - era da Caminhando, Cícero Menezes - Geólogo, foi da CAEGEO e tesoureiro de DCE, hoje é funcionário público do DNPM. Cristina Serra - estudante de comunicação da UFPA, foi diretora do CACO e hoje é correspondente da Globo, Fernando Rassy - era estudante de Biologia, diretor do CABIO, hoje é ator e já foi diretor do Waldemar Henrique - era da Caminhando e por último Conceição Viana - estudante do curso de Serviço Social, era diretora do CASS, hoje é diretora de recursos humanos da SESPA - era da Caminhando.
Observe que quase todos estavam com a camisa de Itair Silva para o senado e só Raul Meireles estava com camisa de Humberto Cunha, que era o nosso candidato, da caminhando, à vereador de Belém. Não posso esquecer de dizer, Humberto Cunha era o nosso guru.  A Caminhando era uma tendência do movimento estudantil.
Esta é  a minha geração da UFPA, uma geração de militantes e sonhadores.



P.S: O meu arquivo sobre a História da UFPA, ao qual a Edilza se referiu, foi por ela utilizado para um primoroso trabalho que organizou por ocasião dos 50 anos da UFPA.
O arquivo continua à disposição de quem quiser digitaliza-lo.

2 comentários:

  1. O Coral, continuou sua militância na Albras, hoje o colega e amigo reside no Rio trabalha na Vale...
    OdeO

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de rever o cartaz de campanha da chapa "Sair dessa maré" que venceu a eleição para o DCE.

    ResponderExcluir