segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Orgulho do preconceito

Todo preconceito é burro, menos o preconceito contra a burrice, e este "eu me orgulho de ter", como dizia o meu amigo Benedicto Monteiro
Além de uma série de outras variáveis que estão por trás da campanha contra os nordestinos, desencadeada pelos eleitores de Serra, há uma imensa ignorância da História do Brasil.
O que estas Patricinhas não aprenderam na escola é que o Brasil não começou por São Paulo, cujo florescimento econômico começa no século 19 e se consolida no 20.
O que estes Mauricinhos não aprenderam é que no séculos 17 e 18 a economia do Brasil tinha, na complexa e sofisticada agro-industria do nordeste, o seu segmento mais dinâmico.
Não sei se eles já ouviram falar das invasões francesas e holandesas no Brasil, que visavam se apoderar do importante sistema açucareiro, com exceção da do Rio de Janeiro, todas as outras aconteceram no nordeste.
Se eles lessem meu blog, eu iria dizer: vejam o quadro de 1635 do João Batista Maíno, do Museu do Prado, onde a Cidade de Salvador rende graças à Filipe II pela expulsão dos invasores.

Conclusão: escola de qualidade e educação para a cidadania, ainda são o melhor preventivo para estas doenças do "progresso" que vamos enfrentar, cada vez mais, a partir de agora.

Mais informações sobre o quadro:
http://commons.wikimedia.org/wiki/File:La_recuperaci%C3%B3n_de_Bah%C3%ADa,_Ma%C3%ADno.jpg

4 comentários:

  1. Neste caso não é preconceito. Essas pessoas são burras, imbecís e arrogantes mesmo. Conhecer História? é pedir muito a pessoas que não conseguem ver além de um palmo do seu próprio nariz. Infelizmente esse tipo de gente existe aos montes em toda parte. Triste.

    ResponderExcluir
  2. Quero te lembrar que São Paulo deve aos nordestinos o sguinte:
    1-Prédios , Viadutos e a produção de açucar e alcool. (nordestinos do sertão)
    2- No desenvolvlimento industrial contribuição de Vários Antonios Ermiros (Pernanbucano)
    3- Imprensa moderna, televisão e aviação por Assis Chateaubriand (Paraibano e Sertanejo)
    4- Certidão de nascimento como brasileiros dada por José de Alencar (Cearense e Setanejo)
    O que sera do Brasil se exterminar os nordestino???

    ResponderExcluir
  3. Foi com minha mãe que aprendi a amar MEU PAÍS,ele se chamava Brasil,e era imenso.

    Minha mãe não o conhecia,morreu sem conhecer o mar,mas eu que tenho espírito de
    cigana fui andando,devagar e sempre,até chegar ao nordeste.
    Para quem saiu da fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguay,fui longe.
    Amei meu país em cada pedacinho que conheci.
    Sou brasileira de alma,de corpo,de sonhos.
    E digo: o Brasil é lindo!
    Seja no norte ou no sul.

    Gente besta,essa que não sabe o rumo do próprio nariz.

    ResponderExcluir