domingo, 26 de setembro de 2010

Respondendo o comentário de Isabela Eluan

Como o comentário feito pela arquiteta Isabela Eluan, merece considerações, vou postá-las aqui na ribalta, como diria o Juca.

Isabela,
Os problemas do Centro Histórico de Belém não se resumem às desavenças entre PT e PSDB, a realidade é bem mais complexa, mais móvel, mais flúida. Veja, por exemplo, o atual prefeito de Belém, sem dúvida o maior inimigo que a cidade já teve, é uma criação do PSDB, mas que, quando teve sua reeleição ameaçada recebeu uma transfusão de asfalto do governo do PT e agora sobe no palanque da governadora.
O problema não são esses partidos, o que está superada é essa expressão da democracia chamada de democracia representativa. Essa democracia baseada na representação já poderia começar a ser substituída, pois existem condições tecnológicas para tal, por formas mais eficientes de democracia direta. Mas isto é uma outra conversa.
A questão é que nos últimos 20 anos, nenhum governo, quer estadual, quer municipal se importou em fazer um Plano Estratégico para o Centro Histórico de Belém com ações efetivas de reestruturanção.

Voltando ao seu comentário: entre uma intervenção troglodita como essa que sai quebrando tudo e um projeto de custos exorbitantes, existe sempre uma solução inteligente.
Veja o vídeo no YouTube em que mostro como são retiradas e recolocadas as pedras do calçamento de uma rua em Florença.


Quando critiquei a intervenção da Secult não fiz com interesse partidário porque, já demonstrei meu ceticismo em relação às atuais formas de representação política, mas em defesa da rua, da rua como espaço comum, democrático, coletivo, criativo, urbano, civil.
Ninguém individualmente, nem o Estado, tem o direito de atentar contra este espaço.
Vamos continuar conversando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário