quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Abaixo a Ditadura dos Marqueteiros

A ditadura dos marqueteiros esvaziou totalmente as campanhas eleitorais do debate politico, eles, o Photoshop e o sorriso falso dos candidatos, são os verdadeiros protagonistas das disputas.
Dizem que isso é herança das campanhas eleitorais dos EUA, de vagar com o andor, está certo, eles impuseram um padrão de beleza/charme aos candidatos, o sorriso obrigatório, etc. mas lá, o debate entre os candidatos se funda nas questões programáticas. Não são mera propaganda do melhor automóvel que nos conduzirá aos futuro.
Na velha Europa, "berço da civilização" como se dizia outrora, os marqueteiros políticos ainda não conseguiram impor totalmente a sua ditadura.
Assisti debates eleitorais de eleições em Portugal, Espanha e Itália, ali também, o que prevalece é o debate programático e não o emocionalismo.
Parece que apesar de nos auto-proclamarmos potência emergente, nas mentalidades ainda somos um bando de bárbaros, babacas, estereótipo do povo emotivo que não se interessa por questões mais complexas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário