terça-feira, 17 de agosto de 2010

UFPA revoga habilitação de alunos que fraudaram documentação

Seis alunos que ingressaram na Universidade Federal do Pará (UFPA), no Processo Seletivo 2010, fraudando documentos para serem beneficiados pelo sistema de cotas para estudantes oriundos de escolas públicas tiveram a habilitação revogada, este mês, pela Universidade, após seis meses de investigação e comprovação das irregularidades.
Os estudantes, cinco do curso de Medicina e um do curso de Engenharia Civil, não chegaram a assistir às aulas, uma vez que as turmas dos cursos para os quais eles foram aprovados só iniciariam neste segundo semestre.
O edital de convocação dos seis novos alunos habilitados a ocuparem as vagas deixadas pelos que foram desligados da UFPA deve ser publicado ainda nesta semana pela Instituição de Ensino.
O reitor da UFPA, Carlos Maneschy, afirma que a Universidade montou uma Comissão de Processo Administrativo Anulatório, permitindo amplo direito de defesa aos estudantes investigados. Ele ressalta a importância de que os mal intencionados saibam que a Instituição está atenta para garantir que só ingressem na UFPA alunos que tenham conquistado a vaga por direito. O reitor afirma, ainda, que a Universidade “não vai tolerar situações como essa”.
Entre os alunos que tiveram a habilitação cancelada, um caso chama a atenção: o de um estudante que fraudou o certificado de conclusão da Escola Estadual Justo Chermont, sem nunca ter sido aluno dela. “Nós já encaminhamos este caso ao Ministério Público Federal para as providências cabíveis”, destaca o reitor.
No total, 20 alunos que ingressaram na UFPA pelo sistema de cotas para estudantes de escolas públicas foram investigados, mas as irregularidades ficaram comprovadas apenas contra os seis que perderam as vagas este mês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário