segunda-feira, 5 de abril de 2010

UFPA PROMOVE DEBATE SOBRE NOVO MODELO DE VESTIBULAR


O Conselho Superior de Ensino Pesquisa e Extensão da UFPA (Consepe) deverá decidir, em breve, sobre o novo modelo de seleção para o ingresso de novos estudantes na Instituição, a partir de 2011. Para ampliar o debate sobre o assunto, a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg) promoverá um Encontro, na manhã do dia 6 de abril, no Centro de Convenções da UFPA, com a participação de dirigentes, professores, alunos e técnico-administrativos das unidades acadêmicas.
Na ocasião, serão apresentados vários modelos de seleção e informações sobre formas de avaliação para vestibulares, com a participação de convidados de outras Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) e dirigentes do Ministério da Educação (MEC), que falarão sobre experiências nos processos adotados e sobre a proposta de adesão ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os presentes poderão participar com perguntas e observações apresentadas por escrito, que serão sorteadas.
“Há várias coisas a serem definidas e precisamos fazer as escolhas o mais cedo possível para que os futuros candidatos às vagas saibam como se preparar e também para que a própria Instituição se organize para executar o novo modelo. Um modelo de seleção para ingresso em cursos de nível superior deve apontar os seus objetivos, os temas que serão abordados e as habilidades e competências que deverão ser avaliadas. Essas questões devem ser acompanhadas com muita atenção pelas equipes de docentes formuladoras e avaliadoras dos exames para que o processo não se desvirtue, isto é, perca o seu eixo, a sua centralidade. O PSS tinha como um dos seus objetivos a valorização dos conteúdos de cada uma das séries do ensino médio”, assegura Marlene Freitas, pró-reitora de Ensino de Graduação e presidente da Comissão Permanente de Processos Seletivos da UFPA (Coperps).
A pró-reitora lembra, ainda, que, durante o processo de seleção, a comunidade universitária mobiliza-se e participa como fiscais, coordenadores, assessores ou acompanha de perto, como fazem os familiares e amigos de candidatos. “Por isso, todos podem colaborar com sua experiência e nossos universitários, calouros e veteranos podem nos apontar, do ponto de vista dos candidatos ao concurso, as vantagens e desvantagens de nossas escolhas”, defende. Os posicionamentos observados no debate serão levados ao Consepe, órgão deliberativo da questão.
A Proeg está aceitando propostas escritas sobre o novo processo seletivo a ser implantado. Os interessados podem enviá-las para o endereço: proeg@ufpa.br.

Por UFPA 5/4/10

Nenhum comentário:

Postar um comentário