quinta-feira, 8 de abril de 2010

UFPA cria graduação em Cinema e Artes Visuais

A UFPA ganhou, na última quarta-feira, dia 31 de março, um novo curso de graduação. A partir de agora, a Instituição formará, anualmente, 25 bacharéis em Cinema e Artes Visuais. A proposta foi aprovada durante a 3ª Reunião Ordinária do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe).
 A Graduação em Cinema e Artes Visuais será sediada na Faculdade de Artes Visuais (FAV), do Instituto de Artes da UFPA (ICA), que já oferta os cursos de Artes Visuais e Museologia, atualmente, administrada pelo professor Neder Charone. “A proposta é que a primeira turma seja selecionada ainda em 2010. As duas primeiras funcionarão em regime intensivo e, a partir da terceira, o curso passará a ser extensivo, ou seja, regular”, explic
O diretor conta que o curso nasce de uma parceria técnica com o Instituto de Artes do Pará (IAP) e da grande demanda por uma formação em nível superior gerada pelo crescimento da produção em cinema, animação e audiovisual no Estado.  “Além de atores externos, também participam da idealização do curso outras unidades acadêmicas da UFPA, como a Faculdade de Comunicação Social (Facom), os Institutos de Ciências Jurídicas (ICJ), de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) e o Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA), que serão parceiros nesta missão de sedimentar e cristalizar as ações nessa área que a Universidade já possui, mas que, atualmente, ainda são esporádicas”.
 “Temos uma história de alunos que buscavam outras formações, como Comunicação Social ou Produção de Eventos, por não terem o curso de Cinema como opção e, por esse caráter que nos aproxima, várias faculdades nos apoiarão na oferta do curso. Teremos, por exemplo, uma disciplina sobre música, cinema e audiovisual, com o apoio da Faculdade de Música, e outra sobre direito, legislação, ética e políticas públicas em cinema e audiovisual por meio de parceira com o ICJ”, revela Neder Charone.
 A Graduação em Cinema e Artes Visuais possui, entre seus objetivos, a formação de profissionais que atuem nas diversas funções relacionadas à produção em cinema e em audiovisual, como direção, roteiro, produção, fotografia, edição/montagem, cenografia, figurino, som, animação, infografia e finalização nas áreas de pesquisa, teoria, análise, crítica, preservação, acervo e memória do Cinema e do Audiovisual. O diretor da FAV assegura que “ficamos felizes, porque o Cinema irá unir todas as nossas graduações: Teatro, Dança, Música e Artes Visuais, e estamos ansiosos pelas possibilidades trazidas pela promoção dessa unidade”.
O curso de Cinema e Artes Visuais já dispõe de 18 professores, sendo 13 doutores e ainda se juntarão ao corpo docente outros sete integrantes, que ingressarão no Programa de Pós-Graduação em Artes, do ICA. A graduação será sediada no Atelier de Artes da UFPA, onde está a sede administrativa da Faculdade de Artes Visuais, na qual serão realizados serviços de reforma e expansão, além de compra de equipamentos previstos pelo Programa de Apoio ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni). “Estamos já discutindo a possibilidade de construção de um prédio próprio onde serão instalados o estúdio cinematográfico, as ilhas de edição e as salas de aula.
 “O ICA apresenta a possibilidade e demonstra a capacidade humana, técnica e estrutural de oportunizar a formação de profissionais de nível superior, capazes de concorrer ao amplo mercado de Artes, que envolve o Cinema e o Audiovisual, cobrindo, assim, mais uma lacuna na missão da UFPA perante a sociedade regional e nacional”, defendeu o relator do parecer de criação do curso, Leônidas Carvalho.

UFPA - 8/4/2010
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário